Amamentação e os dentes
Mamar no peito é um excelente exercício para a criança. Contribui para o crescimento harmonioso da face e dos dentes. Ao nascer, o bebê tem a mandíbula muito pequena.
Para alcançar o equilíbrio no tamanho em relação à “parte de cima da boca” (maxilar superior), a sucção no peito é fundamental, pois estimula o crescimento correto da mandíbula.
Não podemos comparar a mamadeira ao peito. O leite flui com muita facilidade pelo bico da mamadeira, o que facilita a amamentação e não serve como exercício para a criança.
Como em qualquer atividade física, a amamentação exige fôlego da criança, estimulando a respiração. Como a boca da criança está ocupada em sugar, o nariz é utilizado. Já a mamadeira, além de não servir como exercício, pode deformar o céu da boca e a mandíbula.
Respirar pelo nariz evita amidalites, pneumonias, entre outras doenças Quando a criança respira pela boca, os dentes ficam ressecados e mais suscetíveis à cárie e doenças na gengiva, além disso, pode estimular um crescimento anormal da gengiva.
Além de a mamadeira não estimular o crescimento correto da face, podendo deixá-la desproporcional, a fala, a respiração e a dentição também podem ser prejudicadas.
Alguns desses problemas, se não corrigidos a tempo, poderão necessitar de grandes cirurgias para a sua correção futura.
Se não for possível amamentar, mamadeiras ortodônticas com bicos anatômicos são as mais indicadas, e que não possuam um furo muito grande no bico .
Entretanto, a mamadeira não deve ser usada por longos períodos de tempo, sendo substituída pelo copo assim que possível (por volta dos 6 meses).
Uma consulta ao dentista especialista em aparelho bucal (ortodontista) é fundamental, e deve ser realizada cedo, antes que o crescimento da face se complete (por volta dos 11 aos 13 anos).
Vale a pena lembrar que o leite materno é o alimento ideal para os primeiros meses de vida da criança, não existindo um substituto à altura. E mais, a amamentação também é importantíssima para estreitar os laços de amor entre a mãe e o bebê.
Santa Apolônia – Odontologia Implantes e Cirurgia Oral Clínica Geral, Implantologia, Periodontia, Reabilitação
R. Nove de Julho 2130 (próx. S.Carlos Clube) Emergências: 3371-0251