O que pode causar a “boca seca”?
A boca seca é causada pela diminuição na produção de saliva (xerostomia).
Muitas pessoas sofrem desse problema por diferentes motivos.
Citaremos as principais causas da boca seca:
Idade avançada (com o passar da idade, as glândulas salivares se atrofiam).
O efeito colateral de certos medicamentos, tais como anti-hipertensivos, antidepressivos, tranqüilizantes, anti-histamínicos e anticolinérgicos dentre outros.
Hábitos e vícios, como o alcoolismo ou tabagismo, e a ingestão de alimentos ricos em cafeína podem causar a boca seca.
A Síndrome de Sjögren, na qual o organismo da própria pessoa reage contra as glândulas salivares.
A diabete mellitus, na qual a boca seca é um achado freqüente.
Câncer na região de cabeça e pescoço (as pessoas que são tratadas com radioterapia podem ter suas glândulas afetadas para sempre pela radiação).
Pessoas muito ansiosas costumam ter falta de saliva, consequentemente a boca seca;
Existem pessoas que nascem sem as glândulas salivares (agenesia congênita) e tem a boca seca pra sempre.
Por que a saliva é tão importante?Pois além de ser muito importante para conseguirmos mastigar e engolir os alimentos (formação do bolo alimentar), ela ajuda a manter a boca limpa e protegida, pois neutraliza o excesso de acidez na boca (efeito tampão) e tem ação “contra micróbios”!
O que tem na saliva?
A saliva tem 99% de água. O restante são proteínas (enzimas, por exemplo), anticorpos, bicarbonato, sódio, cálcio, cloreto e flúor.
Onde a saliva é produzida?
Nas glândulas salivares que se localizam ao redor da boca (sob a mandíbula, na região da bochecha e sob a língua) e chegam até a boca através de pequenos canais (os ductos salivares). Quando estamos prestes a nos alimentar, o cérebro manda um sinal e a salivação aumenta, deixando a boca pronta para receber os alimentos. Daí surge a expressão “água na boca” (quando falamos de algo muito saboroso).
O que a boca seca pode causar?
Cáries, candidíase (doença fúngica), doenças gengivais, mau hálito e infecções nas glândulas salivares.
Quais são os sintomas?
Em função da falta de saliva, a pessoa pode ter mau hálito, dificuldades para falar e engolir, dificuldade no uso de próteses dentárias, dor na língua, perda do paladar e alteração de voz.
Qual o tratamento indicado?
Em primeiro lugar, o paciente deve reconhecer os sintomas e notar que a salivação está ruim, procurando imediatamente um cirurgião dentista.
Dependendo da causa, existem tratamentos diferentes. Têm casos nos quais apenas substituindo o medicamento que causa a falta de salivação o problema está resolvido.
com álcool ou cafeína.
O paciente deverá manter-se sempre bem hidratado, ingerindo água ou outra bebida sem açúcar e evitando o consumo de bebidas.
Se os lábios estiverem secos, pode ser indicado o uso de lubrificantes à base de vaselina. Durante as refeições, devem-se preferir alimentos moles, úmidos e pouco condimentados.
É fundamental o acompanhamento desses pacientes pelo cirurgião dentista, pois a chance de ocorrerem problemas é alta. Consultas regulares e em curtos períodos de tempo são importantíssimas.
Santa Apolônia – Odontologia
Implantes e Cirurgia Oral
Clínica Geral, Implantologia, Periodontia, Reabilitação
R. Nove de Julho 2130 (próx. S.Carlos Clube)
Emergências: 3371-0251