O Tratamento do Bruxismo

O dentista por meio de um exame clínico e exame apurado das arcadas dentárias,  identifica os fatores que contribuem para o Bruxismo, e elabora um plano de tratamento de acordo com cada paciente.

O tratamento odontológico, consiste basicamente na utilização de placas Intraorais de uso noturno,

Também o tratamento pode  incluir farmacoterapia, orientações clínicas comportamentais,  técnicas de relaxamento para o controle  da ansiedade, do estresse, e do hábito de apertar e ranger os dentes. 

A aplicação de toxina botulínica é invasiva e de efeito temporário mas pode ser usadas em casos graves.



Placas Oclusais

A Placa Oclusal que  pode ser Estabilizadora e/ou Miorrelaxante e/ou Reposicionadora. É popularmente chamada de Placa de Mordida.


A Placa Oclusal requer 3 critérios básicos para poder desempenhar corretamente sua função.

  1. Diagnostico para determinar as causas e  fatores predisponentes individuais, e  indicação do tipo de placa a ser usada pelo paciente. 
  2. A correta execução e instalação da Placa, e o ajuste conforme o tipo de placa a ser usada mio relaxante ou reposicionara.
  3. Material da Placa que necessariamente precisa ser acrílica rígida. Placas de Silicone comprovadamente não funcionam. ALem de não ajudar vai ainda atrapalhar.

Benefícios da Placa Miorelaxante ou Reposicionadora

A Placa muda o posicionamento da mandíbula em relação a ATM diminuindo a sobrecarga ajudando a recuperar os tecido da articulação temporo mandibular. (ATM)

A placa  funciona como um alerta para que a pessoa aperte menos os dentes provocando um relaxamento muscular. É um efeito transitório mas importante no inicio do tratamento alivia os sintomas e ajuda a pessoa a buscar um relaxamento por meio de outras terapias prescritas.

A Placa não faz com que a pessoa pare de apertar os dentes para sempre Não existe nenhum tipo de tratamento mágico. Mas a placa gerencia o problema evitando efeitos deletérios como dores e desgastes dentais.



Outros  Benefícios Importantes da Placa Reposicionadora

A Placa Oclusal exerce também certo efeito em várias funções cerebrais. Cientistas japoneses em estudo de 2015 comprovaram que a placa ativa funções cerebrais ligadas a coordenação motora, memória e aprendizado. Melhorando ainda a oxigenação do cérebro.

Outro estudo de 2017 por pesquisadores da USP indicaram que a Placa oclusal melhora vários aspectos psicológicos com ansiedade, alguns sintomas de depressão e de catastrofização que é uma característica que a pessoa fica focada em problema

Bruxismo do Sono

No caso do Bruxismo do sono mesmo sem sintomas é aconselhavel o uso da placa oclusal porque alem de ser um forte fator para o desencadeamento da DTM também provoca os desgaste, fraturas dor e até perda de dentes.

Bruxismo

Ansiedade e  Estresse X Respiração

O bruxismo sta relacionado muitas vezes com a ansiedade e estresse e interferindo no ritmo respiratório e na contração muscular

O PH, a acidez, do nosso sangue é regulado diretamente pelos ritmos de inspiração e expiração. Em situações de estresse, o nosso ritmo respiratório se torna caótico, então, passamos segundos com a respiração desordenada, e nossos ciclos inspiração e expiração se tornam mais superficiais.

Com isto ocorre o aumento do gás carbônico, e  o sangue se torna mais ácido, causando aumento do ritmo da respiração e da contração dos músculos.Nos músculos mastigatórios isto pode levar ao hábito do Bruxismo da Vigília ou seja o apertamento ou ranger dos dentes nos momentos de tensão, ansiedade, concentração, ou estresse.



É difícil nos dias atuais evitar a ansiedade e o estresse, mas forma efetiva de equilibrar o sistema é melhorar a respiração. Abaixo daremos um exercício para a respiração e relaxamento muscular:

O Bruxismo torna os músculos da mastigação hipertrofiados e rígidos à palpação

Terminar o tratamento o Bruxismo e daqui para baixo colocar em orientações clinicas com senha.

 

Aprendendo a não apertar os dentes
Depois de ler o texto abaixo se prepare e inicie o exercício.

1. Preste atenção à sua respiração por um tempo.
2. Inspire lentamente por três segundos (sem esforço).
3. Solte o ar lentamente por seis segundos. 


Você pode sentir a própria contração muscular na com a palpação digital.e perceber quando consegue descontrair e não esta tenso ou apertando os dentes

Durante o exercício respiratório para reduzir a ansiedade e o estresse tente manter sempre os músculos relaxados.


Com isto aprende a relaxar e assim perder o hábito do Bruxismo.

Em média são necessárias 2 sessões de 15 minutos, por semana e no final 8 sessões deverá, terá aprendido controlar a própria atividade muscular e o Bruxismo da Vigília no dia a dia.


 

Tratamento II: Biofeedback com Eletromiografia Vídeo Explicativo

Caso não consiga perceber quando a sua musculatura fique tensa poderá não conseguir bons resultados neste caso sera preciso sessões de Biofeedback com eletromiografia. .

Tratando o Estresse e a Ansiedade

É difícil nos dias atuais evitar a ansiedade e o estresse, mas também não é impossível existem tratamento realizados por psicólogos que podem ajudar a combater o mal pela raiz

Resultado de imagem para Bianca Gianlorenço

 Fone: (16) 99737 5436

 E-mail:biagian@hotmail.com




Resultado de imagem para Bianca Gianlorenço

BIANCA GIANLORENÇO

Psicóloga Clínica

              Filiada ao Instituto Júlio Ara                                                                    


Santa Apolônia – Odontologia 
Implantes e Cirurgia Oral 
Clínica Geral, Implantologia, Periodontia, Reabilitação 
R. Nove de Julho 2130 (próx. S.Carlos Clube)
Emergências: 3371-0251
Abaixo um artigo que também pode ajudar!
COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE.pdf COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE.pdf
Tamanho : 1070,1 Kb
Tipo : pdf