A OBESIDADE  FATOR PREDISPONENTE A INÚMERAS DOENÇAS

A Obesidade epidemia do mundo moderno
Mesmo antes da sua alocução e em conversa informal mantida com o palestrante, o Prof. Saad foi categórico: "A obesidade e, por conseqüência, os diabetes, são de fato epidemias do mundo moderno e não há qualquer contradição nisso.

A prevenção do Diabete Melitus
O método mais eficaz para combater tanto uma como outra é a prevenção. A obesidade, para além de provocar os diabetes, é responsável por inúmeras doenças cardiovasculares, hipertensão e mesmo algumas formas de câncer.

Comer apenas o necessário
Daí que seja necessário que a população se conscientize que apenas deve comer apenas o necessário e mudar radicalmente o seu estilo de vida. No que diz respeito aos diabetes, repare que na década de 1990 a doença aparecia com freqüência em população com idade superior a 40 anos: hoje, passados cerca de vinte anos, não existe uma faixa etária específica para que a doença apareça. Isso é preocupante".

Como saber se corremos perigo?
Na sua palestra, o Prof. Saad divulgou uma espécie de "barômetro da obesidade", que mais não é do que a fórmula para medir (se assim podemos dizer) o IMC - Índice de Massa Corporal, detectando os níveis de obesidade, quadro esse que é extremamente útil para o cidadão comum.
 
Calculo do IMC =   Peso em Kilos dividido pela (Altura X Altura em metros) Exemplo pessoa com 1,70m altura e 79Kg. 79 / (1.7X1.7) = 31,14 de ICM

Desta forma:
Obesidade Normal = entre 18,5 e 25;
Obesidade Classe I (Média) = entre 30 e 34,9;
Obesidade Classe II (Grave) = entre 35 e 39,9;
Obesidade Classe III (Muito Grave) = igual ou mais de 40;
 
Consequencias da Obesidade
Na sua apresentação, o Prof. Saad chamou particular atenção para as complicações que a obesidade provoca: diabetes, hipertensão arterial, infertilidade, doenças degenerativas ósseas, apnéia obstrutiva do sono, refluxo e queimação gástrica, câncer de mama e algumas formas de câncer nos rins, hepatite não alcoólica (com risco de aparecimento de câncer no fígado). Por outro lado, o palestrante enumerou, ainda, outras causas provocadas pela obesidade, tendo listado, entre elas, a Doença de Cushing. Hipotiroidismo, o efeito de certas medicações antipsicóticas e antidepressivas.
Contudo, a ênfase da apresentação do Prof. Saad, sobre a obesidade, recaiu no aparecimento do diabetes que, por si só, poderá originar complicações como doenças coronarianas, AVC, doenças articulares periféricas, problemas na retina, problemas renais graves, dificuldade na cicatrização de feridas, etc. No final do vídeo Dr.Mario da uma formula de pomada contra feridas causadas pela Diabete.

 Como evitar e diminuir o IMC

Em forma de recomendação e de alerta, o palestrante sublinhou "Reparem como nossos ancestrais não eram obesos: por quê? Porque, como se dedicavam à caça, faziam exercícios físicos diários, caminhando dezenas de quilômetros por dia, enquanto que apenas comiam uma vez ao dia. Este é o exemplo que devemos seguir no Século XXI: comer pouco e fazer exercício".
 
O Prof. Mário José Abdallah Saad, para além de docente e pesquisador na UNICAMP, com doutorado em Clínica Médica pela USP - Universidade de São Paulo, em 1988, é médico especialista em Endocrinologia, atuando principalmente nos temas: insulina, insulin, insulinica, glucose e insulinico.
 
(Artigo adaptado do Artigo de - Rui Sintra - Jornalista)