Gengivoplastia

Cirurgia Plástica Gengival

A cirurgia plástica gengival visa a corrigir defeitos na gengiva, devolvendo a estética e melhorando a saúde ao redor dos dentes ou implantes..Os problemas que mais incomodam os pacientes são as retrações gengivais, com exposição da raiz do dente, o que pode causar dor e desconforto. Isso também pode prejudicar a beleza do sorriso.


 

A solução para esses casos é o recobrimento radicular com enxerto gengival. A técnica que apresenta melhores resultados estéticos é aquela que utiliza enxertos retirados do da boca, chamados de subepiteliais, pois utiliza apenas uma delicada camada de tecido que fica embaixo do conjuntivo.


 

Essa prática não cria nenhum tipo de defeito nem costuma causar dor no pós-operatório. Em dentes para os quais essa técnica é indicada e o trabalho bem realizado, os resultados são fantásticos. Otimiza-se a estética e a sensibilidade desaparece.



Porém sua indicação está reservada para casos bem específicos. Quando não se pode realizar a plástica de recobrimento, restaurações podem ser indicadas, buscando minimizar os efeitos negativos das recessões. I

O excesso gengiva tambem pode influenciar na estética do sorriso. Quando possível, sua remoção cirúrgica resolve o problema. Manchas espalhadas pela gengiva podem ser uma variação da normalidade chamada de melanose racial. Esse caso também pode ser corrigido cirurgicamente, eliminando-se essas manchas.

Existem também situações em que a lesão de cárie se encontra debaixo do tecido gengival. Muitas vezes próxima ao osso que existe ao redor do dente. Para se realizar a restauração definitiva, e ganhar saúde periodontal (sem sangramentos e com uma coloração uniforme), a cirurgia é a melhor possibilidade. Chamamos essa plástica de aumento de coroa clínica.

Os implantes também podem necessitar de enxertos. Quando existe uma fina camada de tecido gengival no local do dente perdido, o enxerto poderá ser realizado.

O objetivo desse trabalho é aumentar a espessura da gengiva. Dessa maneira teremos uma melhor proteção mecânica ao redor dos implantes, facilitando a escovação da área – aumentando a longevidade do tratamento. Também podermos melhorar a estética do sorriso com plásticas peridontais ao redor de dentes sobre implantes.