Como acontece o Ronco?

Durante o sono ao inspirarmos, se existir um estreitamento das vias aéreas superiores pode causar uma vibração destas estruturas, o ronco que tira a qualidade do sono de quem ronca, ou de quem esta ao seu lado.


   Gravidade do ronco.

Alguns sinais preocupantes para a gravidade do ronco ou indicadores outros disturbios do sono: 

  • Sono não reparador
  • Dificuldade de memória,
  • Falta de Concentração
  • Déficit de atenção
  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Sonolência Diurna Excessiva

Causas do Ronco

São diversos fatores anatômicos individuais que causam o ronco: o tamanho das narinas, a posição da mandíbula, a posição o tamanho e a posição da língua e do palato mole, a forma e tamanho da úvula e etc. Hábitos, medicamentos, e certas comorbidades também podem contribuir para a piora do ronco durante a noite.


Consequencias do ronco.

A pessoas conforme a gravidade do ronco podem apresentar maior propensão a acidentes de trânsito e de trabalho e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Tratamento do ronco



O tratamento do ronco exige uma avaliação clinica dos diversos fatores predisponentes causadores do ronco.

Cada caso de ronco tem suas individualidades que precisam ser avaliadas através de uma consulta clinica minuciosa e conforme o caso de exames complementares.

Após o diagnostico detalhado  do ronco e sua gravidade o profissional poderá indicar as diversas formas de tratamento.

O tratamento do ronco muitas vezes envolve medidas multidisciplinares para a resolução do problema.

O paciente algumas vezes após a entrevista inicial com o dentista poder ser como o pneumologista, otorrinolaringologista, ou outro profissional especialista para complementar o diagnostico e estabelecer a correta conduta de tratamento.

O tratamento vai desde aconselhamento e orientações  clinicas, placas reposicionadoras mandibulares, os chamados AIO, Aparelhos Intra Orais, nos casos leves e moderados porem as vezes e necessaario o uso de respiradores noturnos os CEPAP e ate cirurgias otorrinolaringologicas e Ortognaticas.

Por isto quanto antes procurar tratar o sono menor seria menor as consequencias e a gravidade do ronco.


Aparelhos Intra Orais para tratar o Ronco

Em casos selecionados  uso de aparelhos intra-orais, colocados, titulados ou seja regulados, e acompanhados pelo Dentista Especialista em Medicina do Sono pode ser indicado

Os aparelhos são elaborados para posicionar a mandíbula, anteriormente mais para a frente, de modo que que a passagem do ar na garganta fique livre e facilitada.

O aparelho é de uso noturno, avança a mandíbula  e a mantem na posição favoravel. Aumenta a abertura e a passagem do ar  permitindo um respirar suave e desobstruido durante o sono.


Em cada caso o tratamento deve ser orientado pelo médico ou dentista especializado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente

As vezes o ronco é causa de Apneia do Sono, que pode ter consequências também graves para a saúde.

A consulta de avaliação os caso os exames complementares e os encaminhamentos se for o caso estabelecerão um correto diagnostico e tratamento,