A Odontologia do Sono

O dentista habilitado em Odontologia na Medicina do Sono pode identificar, orientar e tratar a maioria dos distúrbios do Sono.

A qualidade, a quantidade e o ritmo do sono são essenciais para nossa saúde. Quando dormimos não percebemos se roncamos ou respiramos mal como na Apnéia do Sono ou ainda, se rangemos os dentes como no Bruxismo do Sono.

Além da privação de sono, outros distúrbios podem tirar a qualidade do sono. O dentista  pode avaliá-los, mas trata principalmente os distúrbios respiratórios do sono em parceria com o Otorrinolaringologista e o Pneumologista.

Ainda vale lembrar que a  Obesidade é causa frequente dos distúrbios respiratórios do sono.

Ronco e Apneia

O ronco parece algo inofensivo, apenas um incômodo para quem está dormindo ao  lado. Mas isso nem sempre é verdade. O ronco acontece por  temos alguma dificuldade para respirar durante o sono.


Às vezes o ronco está associado à Apneia Obstrutiva que acontece quando ocorrem pausas respiratórias durante o sono.    

Apneia é um distúrbio que passa despercebido,  porque acontece quando estamos dormindo.  Nosso parceiro de quarto relata que temos pausas respiratórias durante o sono.

Sonolência e fadiga excessiva durante o dia, falta de memória,  acordar cansado e irritado, são alguns dos  sintomas dos distúrbios respiratórios do sono. 

O tratamento do ronco e apneia pode ser feito com CPAP ou com o Aparelho Móvel Intra Oral ou AIO,  são usados somente para dormir.

Como o CPAP trata o ronco e a apneia?

O tratamento padrão para o ronco e a apneia é o CPAP: um  tipo de compressor de ar que se conecta à boca e nariz do paciente através de uma máscara. Envia um fluxo de ar constante durante a noite de sono. Mantém as vias aéreas desobstruidas com muita eficiência.

O CPAP, assim como o AIO,requer um acompanhamento especializado para poder oferecer o efeito terapêutico desejado.


Como o AIO trata o  Ronco e a Apneia?

O ronco e a apneia acontecem porque o canal da garganta, a faringe, por onde o ar passa, é mais estreito em certas pessoas. 

Assim, a mandíbula, a língua e os músculos da garganta relaxam dificultando assim a passagem do ar pela faringe.

Na apneia as paredes da faringe se aproximam tanto que impedem a respiração por vários segundos.         

               

A função do Aparelho Intra Oral (AIO) é reposicionar e firmar a mandíbula, a língua e os músculos da garganta, mantendo o espaço para a passagem do ar.

O aparelho AIO, se bem indicado, trata o ronco e a apneia,  dando ao paciente conforto e um sono reparador.

Posso comprar esse aparelho em algum lugar?

Não. O aparelho é feito por um dentista especializado em Odontologia do Sono.

O dentista do Sono instala o aparelho, orienta e acompanha o caso.

Na Clínica Santa Apolônia somos especializados em Odontologia do Sono.

Nos casos indicados para o AIO, instalamos, orientamos e acompanhamos o tratamento dos distúrbios respiratórios do sono.

Santa Apolonia  

Odontologia na Medicina do Sono

AGENDE SEU HORÁRIO


Odontologia do Sono: Ronco e a Apneia


 

Consequências da apneia do sono

A doença é silenciosa e os sintomas não são valorizados. O doente acha sempre que não tem nada sendo muito útil conversar com o doente e com o acompanhante.


Gravidade da Apneia

As consequências cardiacas mais importantes são a hipertensão arterial, que frequentemente é difícil de controlar com medicação, as arritmias cardíacas e, nos casos mais graves, o infarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e morte súbita.

Além disto, deficit de memória, desempenho, fadiga e sonolência excessiva diurna, que pode ser responsável por acidentes, as vezes fatais, de trânsito e trabalho.