Qual a importância da alimentação na saúde bucal?
A alimentação correta protege os dentes contra as cáries. Existem alimentos que não provocam cáries (não - cariogênicos), e também os alimentos que provocam cáries (cariogênicos).
Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
Clique na imagem para ampliar
As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.
Os alimentos e a carie
O açúcar é o maior vilão (presente em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes etc). Com especial atenção as balas mentoladas. Quanto mais e mais frequentemente açúcar é consumido, mais o dente fica em contato com os ácidos, fazendo com que ocorra a desmineralização do esmalte. Especial atenção a refrigerantes e sucos que contem acidulantes. Alimentos naturalmente ricos em carboidratos também contribuem para o surgimento de cáries (batatas, por exemplo), mas se consumidos durantes as refeições são úteis.
Como os alimentos podem causar cáries?
O consumo excessivo de açúcares presentes em alguns alimentos faz com que as bactérias da nossa boca produzam ácidos. Esses ácidos atacam os dentes, tornando-os mais fracos (desmineralização). Quanto mais freqüente for o consumo desses alimentos, maior o “ataque” dos ácidos aos dentes.
Quais os alimentos que previnem as cáries?
O leite e o queijo: são capazes de diminuir a acidez na boca, protegendo os dentes. Eles também são ricos em cálcio e fosfato, elementos responsáveis pelo fortalecimento dos dentes. O arroz e feijão: recentes estudos mostram que após o cozimento eles retêm uma boa quantidade de flúor na saliva, protegendo os dentes contra as cáries. Os alimentos mais duros (maça e cenoura, por exemplo) são importantes, pois promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação.
Santa Apolônia – Odontologia Implantes e Cirurgia Oral Clínica Geral, Implantologia, Periodontia, Reabilitação R. Nove de Julho 2130 (próx. S.Carlos Clube) Emergências: 3371-0251 e os dente
Castanhas, nozes, avelã, amendoins, frutas, legumes, verduras e frutos do mar também fazem parte desse grupo. Existe ainda um açúcar especial chamado Xilitol (“açúcar anticáries”) que tem a capacidade de bloquear a atuação das bactérias que causam as cáries!
Alimentos ácidos e a carie
Alimentos ácidos enfraquecem os dentes, mesmo que não possuam açúcar refinado em sua composição, e devem ser consumidos com moderação. Nesse grupo deve ser dada uma atenção especial aos refrigerantes, pois além de possuírem grandes quantidades de açúcar são ácidos e atacam os dentes.
Lembre-se, mesmo refrigerantes sem açúcar são perigosos. Frutas muito ácidas (limão, laranja, abacaxi etc) devem ser consumidas com moderação! .
Erosão é causada principalmente por ácidos de origem não-bacteriana.
Então o que fazer para se ter uma alimentação menos prejudicial aos dentes?
O consumo do açúcar, balas, doces, deve ser durante as refeições ou na sobremesa e não entre ela. Evite alimentos que grudem nos dentes; Faça algumas trocas inteligentes. Converse com seu dentista, esclareça suas dúvidas e procure saber o que mais você pode fazer para melhorar sua alimentação!