O que é Ortodontia?
É uma área da Odontologia que trata dos problemas relacionados à posição dos dentes, corrigindo-os com uso de aparelho. Se seus dentes ou mordida estão tortos, é provável que precise corrigi-los. Os aparelhos podem ser móveis ou fixos, metálico ou estético que ficam quase da cor dos dentes e são bem discretos. Há casos em que o tratamento ortodôntico não resolve totalmente e são indicadas cirurgias ortognáticas.
Quando procurar um especialista em ortodontia?
O ideal é que a primeira avaliação do paciente seja feita aproximadamente aos 7 anos de idade. O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico e planeje algum tratamento, se necessário. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem num outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico.
Os pacientes adultos podem receber tratamento ortodôntico?
O processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isto os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico. Além disso, com a evolução dos sistemas de tratamento os aparelhos estão mais estéticos e melhores para a adaptação.
Quais são os tipos de aparelhos?
Aparelhos fixos (metálicos ou estéticos): Este tipo de aparelho convencional é fixo aos dentes através de uma substância adesiva adequada. Realiza as movimentações mensalmente devolvendo a estética e harmonia dos dentes.
Aparelhos removíveis: Este tipo de aparelho é móvel, sendo retirado para higienização e alimentação.
Aparelhos de contenção: Ao final do tratamento é necessário a instalação das contenções para a finalização e estabilização do tratamento (não ter risco de entortarem novamente).
O que é necessário para iniciar um Tratamento Ortodôntico?
O primeiro passo é agendar uma avaliação com o ortodontista aonde o paciente será examinado clinicamente.
Nessa consulta informações importantes são obtidas, tais como, hábitos orais (chupar dedo ou chupeta), traumas sobre os dentes (quedas e fraturas dentárias), doenças, tratamentos hormonais, uso de medicamentos e expectativa do paciente em relação ao tratamento.
Após isso, será solicitado a documentação ortodôntica que inclui: modelos de gesso das arcadas dentárias, radiografias e fotografias dos dentes e da face.
Mediante a documentação ortodôntica serão passadas todas as opções de tratamento e as condutas a serem tomadas.