ATM & DTM
ATM é articulação que liga a mandíbula á base do crânio, DTM são problemas e dores na ATM, na musculatura da face e boca (dor orofacial).
Os principais sintomas que surgem quando uma pessoa tem DTM são: dores de cabeça (principalmente na região lateral da cabeça), dor nos dentes generalizada, estalos durante a abertura ou fechamento da boca e dificuldade para abrir a boca ou mastigar. Muitas vezes o estalo está presente, porém não há dor ou dificuldade para mastigar, e isso pode ser início de uma DTM!
Uma das causas são os dentes mal articulados em pessoas predispostas ao problema (como uma pessoa que pisa torto e pode ter problemas no joelho por causa disso e outra não.
A segunda causa básica é quando o paciente tem “manias” de apertar ou ranger os dentes, morder objetos, roer unhas etc (hábitos parafuncionais). Esses hábitos, principalmente o de apertar ou ranger os dentes (bruxismo) podem causar dores de cabeça terríveis e até causar uma degeneração da ATM!
O que são os estalos na ATM? O estalo é o barulho que faz o disco articular quando ele sai de sua posição original (deslocamento do disco articular). Isso ocorre durante os movimentos mandibulares (mastigação, fala, bocejo etc), em pessoas com problema na ATM.
O que é o disco articular? É um pequeno disco (fibrocartilaginoso) que fica entre a cabeça da mandíbula e a fossa articular, funciona como um “amortecedor” e facilita a movimentação da mandíbula), evitando que os ossos dessa articulação se desgastem e traumatizem.
DTM pode causar dor de cabeça? Sim. O “apertamento” ou “ranger” dos dentes associados ou não com um mau posicionamento dental podem causar dor forte nos músculos da face. Normalmente essa dor surge no fim (após o trabalho) ou começo do dia!
Qual é o tratamento indicado para problemas na ATM? As DTMs normalmente têm mais de um fator predisponente para surgirem. O tratamento inicia-se com a pesquisa destes diversos fatores para estabelecer um plano de tratamento.
Na maioria dos casos são necessários ajustes na mordida, placas oclusais miorrelaxantes ou reposicionadoras.
Além disto, envolve a eliminação dos diversos fatores contribuintes e reparação dos tecido lesados para isto usa-se mão da Fisioterapia, Psicologia, Técniccas de relaxamento, e a Odontologia do Sono, acupuntura e etc.
Quais são as conseqüências do não-tratamento Além da permanência dos sintomas (dores, dificuldades para mastigar etc), problemas maisérios na articulação e o estabelecimento de dor crônica e distúrbios de sono de tratamento mais complicado. Algumas vezes porem as DTM resolvem-se por si mesmas.