A odontologia e a obesidade

A odontologia trata da saúde proporcionando bem estar físico e  psicológico através de orientações de higiene e saúde e do tratamento dentário. É difícil se se sentir bem com dor ou falta de dentes.

Assim,  buscando a saúde com um todo, a odontologia se interessa pela saúde geral do paciente.

Um dos focos da odontologia atual é o tratamento  dos distúrbios respiratórios do sono, através de aparelhos intra orais e orientações clínicas.

A obesidade, uma epidemia dos dias de hoje, predispõe a estes distúrbios como a apneia e hipoapneia do sono

Nesta pagina orientamos sobre a obesidade e para isto incluímos  a palestra do Professor Mario Saad Abdala da UNICAMP, proferido na USP de São Carlos, e também importantes orientações para tratar a obesidade.



Resumo da palestra

A OBESIDADE  FATOR PREDISPONENTE A INÚMERAS DOENÇAS

A Obesidade epidemia do mundo moderno

Mesmo antes da sua alocução e em conversa informal mantida com o palestrante, o Prof. Saad foi categórico: "A obesidade e, por conseqüência, os diabetes, são de fato epidemias do mundo moderno e não há qualquer contradição nisso.

A prevenção do Diabete Melitus

O método mais eficaz para combater tanto uma como outra é a prevenção. A obesidade, para além de provocar os diabetes, é responsável por inúmeras doenças cardiovasculares, hipertensão e mesmo algumas formas de câncer. Como saber se corremos perigo?
Na sua palestra, o Prof. Saad divulgou uma espécie de "barômetro da obesidade", que mais não é do que a fórmula para medir (se assim podemos dizer) o IMC - Índice de Massa Corporal, detectando os níveis de obesidade, quadro esse que é extremamente útil para o cidadão comum.
 
Calculo do IMC =   Peso em Kilos dividido pela (Altura X Altura em metros) Exemplo pessoa com 1,70m altura e 79Kg. 79 / (1.7X1.7) = 31,14 de ICM
Desta forma:
Obesidade Normal = entre 18,5 e 25;
Obesidade Classe I (Média) = entre 30 e 34,9;
Obesidade Classe II (Grave) = entre 35 e 39,9;
Obesidade Classe III (Muito Grave) = igual ou mais de 40;
 
Consequencias da Obesidade


Na sua apresentação, o Prof. Saad chamou particular atenção para as complicações que a obesidade provoca: diabetes, hipertensão arterial, infertilidade, doenças degenerativas ósseas, apnéia obstrutiva do sono, refluxo e queimação gástrica, câncer de mama e algumas formas de câncer nos rins, hepatite não alcoólica (com risco de aparecimento de câncer no fígado).

Por outro lado, o palestrante enumerou, ainda, outras causas provocadas pela obesidade, tendo listado, entre elas, a Doença de Cushing. Hipotiroidismo, o efeito de certas medicações antipsicóticas e anti depressivas.

Comer apenas o necessário 
Daí que seja necessário que a população se conscientize que apenas deve comer apenas o necessário e mudar radicalmente o seu estilo de vida. No que diz respeito aos diabetes, repare que na década de 1990 a doença aparecia com freqüência em população com idade superior a 40 anos: hoje, passados cerca de vinte anos, não existe uma faixa etária específica para que a doença apareça. Isso é preocupante".Contudo, a ênfase da apresentação do Prof. Saad, sobre a obesidade, recaiu no aparecimento do diabetes que, por si só, poderá originar complicações como doenças coronarianas, AVC, doenças articulares periféricas, problemas na retina, problemas renais graves, dificuldade na cicatrização de feridas, etc. No final do vídeo Dr.Mario da uma formula de pomada contra feridas causadas pela Diabete.

Como evitar a obesidade e diminuir o IMCEm forma de recomendação e de alerta, o palestrante sublinhou "Reparem como nossos ancestrais não eram obesos: por quê? Porque, como se dedicavam à caça, faziam exercícios físicos diários, caminhando dezenas de quilômetros por dia, enquanto que apenas comiam uma vez ao dia.

Este é o exemplo que devemos seguir no Século XXI: comer pouco e fazer exercício".
 
O Prof. Mário José Abdallah Saad, para além de docente e pesquisador na UNICAMP, com doutorado em Clínica Médica pela USP - Universidade de São Paulo, em 1988, é médico especialista em Endocrinologia, atuando principalmente nos temas: insulina, insulin, insulinica, glucose e insulinico. 

Dr. Mario também orienta na parte final da palestra sobre medicamento de uso tópico para úlceras decorrentes da diabete a base de insulina.

(Artigo adaptado do Artigo de - Rui Sintra - Jornalista)

Veja importantes orientações para controlar o peso saudável:
Como calcular o IMC.
Como calcular o gasto calórico diário.
Um exemplo de dieta de 1800 calorias diárias
Powered by YAZIO

 

Como calcular o gasto calórico diário. 
Para emagrecer, manter ou aumentar de peso?
Powered by YAZIO
Gastamos poucas calorias com exercícios : 
O exercício físico é importante para a saúde e qualidade de vida mas para diminuir o IMC é necessário uma dieta equilibrada, em outras palavras precisamos fechar boca
Powered by YAZIO
Para um emagrecimento seguro e eficiente devemos procurar um médico especializado mas apenas para trermos uma idéia da quantidade de alimento devemos ingerir para perder , ganhar ou simplesmente manter o peso de acordo com os seus cálculos acima.
Por exemplo, uma mulher de 42 anos, com 1,69m de altura, com 85 Kg com  IMC  de 30,5  para emagrecer precisa de uma dieta de 1800 calorias.
Exemplo de uma dieta de Dieta de 1800 calorias
Refeições
Café da Manhã

leite 1 copo - Pão 1 unidade - Margarina1 colher (chá) ou Manteiga ou  requeijão, Café, Chá ou limonada com adoçante à vontade 

Lanche da manhã 10 horas

Fruta 1 porção

Almoço 12 horas  / Jantar 19 horas

Arroz 4 colheres (sopa) - Feijão 2 colheres (sopa) - Carne magra1 porção - Legumes1 porção - Salada1 porção - Sobremesa 1 fruta

Lanche da Tarde 15 horas 

Fruta 1 porção - Leite 1 copo - Café, ou Chá ou limonada com adoçante  -  Pão 1 unidade - Margarina1 colher (chá) ou Manteiga ou  requeijão

Lanche da noite

Chá sem cafeina com adoçante à vontade

Todo o conteúdo divulgado neste site tem caráter exclusivamente informativo. Os conteúdos desta página e suas subpáginas são direcionados primariamente a  profissionais da área médica. Em hipótese alguma os textos, vídeos, imagens ou quaisquer outros materiais aqui divulgados podem substituir qualquer consulta médica. 

Para maiores informações  veja (outros artigos) no sobre obesidade para dieta busque por dieta e tome a decisão por sua saúde, bem estar e qualidade de vida procure um Médico especializado e comece seu tratamento.