A Cirurgia Periodontal

Especialista em Periodontia

O dentista especialista pode avaliar a saúde periodontal (gengival) de cada paciente e realizar o correto tratamento.

Os tratamentos podem ser clínicos ou cirurgicos, quando o problema se torna grave demais, não sendo resolvido somente com raspagens, procedimentos cirúrgicos podem ser indicado.

Avaliação do estágio da doença periodontal

O dentista especialista em Periodontia pode avaliar o grau de doença periodontal de cada paciente e recomendar o correto tratamento executando uma cuidadosa sondagem em cada das quatro faces do lado de cada dente e com os dados coletados mais radiografias periapicaias pode avaliar o estágio da doença periodontal e indicar o correto tratamento.

Cirurgia para recuperação da gengiva em volta do dente (periodontal)

Quantas vezes nos escutamos histórias de dentes bons que caem sozinhos. Pois é, trata-se da doença periodontal. Esta é silenciosa, e a dor só aparece quando a doença já esta avançada. São nestes casos que os dentes são perdidos facilmente.

Trata-se de um problema crônico, que precisa de tratamento constante. Quando uma pessoa descobre que tem Diabetes, nunca mais ela deixa de tratar com seu médico. Quando se tem problemas gengivais sérios, o mesmo deve ser feito.

Como surge a doença periodontal?

O que causa a doença são as bactérias presentes na boca (especificamente a placa bacteriana que gruda ao redor do dente).

Quando não escovamos os dentes corretamente (a maioria das pessoas faz isso errado), a placa se acumula em volta dos dentes. Ali ela é endurecida pelos minerais da saliva, se transformado em cálculo. Esta não sai mais com escova. Só com raspagem. Assim começa a doença periodontal.


A raspagem é faz parte de um tratamento conservador, realizada através de ultrassom e instrumentos manuais. 

E a cirurgia Periodontal?

Quando o problema se torna grave demais, não sendo resolvido somente com raspagens, procedimentos cirúrgicos podem ser indicado.

Estes vão de enxertos ósseos ou gengivais para recuperar o dente até extrações de dentes condenados.

Apesar do implante realizar seu papel de substituir o dente com excelência, nunca serão tão bom quanto um dente.

Entretanto, dentes condenados por problemas periodontais devem ser extraídos o quanto antes.

Desta maneira além de eliminarmos um foco de infecção no organismo, preservamos o osso em volta do dente perdido, pois ele é fundamental para a terapia com implantes.

Uma cirurgia Periodontal em gengivas sadias bastante comum é o aumento de coroa clínica. Usada quando o dente tem lesões subgengivais que impedem a restauração ou a colocação de próteses que nescessariamente não podem ser subgengivais.