Video explicativo sobre a doença Periodontal


A Cirurgia Periodontal

Quando o problema se torna grave demais, não sendo resolvido somente com raspagens, procedimentos cirúrgicos podem ser indicado.

Cirurgia para recuperação da gengiva em volta do dente (periodontal)

Quantas vezes nos escutamos histórias de dentes bons que caem sozinhos. Pois é, trata-se da doença periodontal. Esta é silenciosa, e a dor só aparece quando a doença já esta avançada. São nestes casos que os dentes são perdidos facilmente.

Trata-se de um problema crônico, que precisa de tratamento constante. Quando uma pessoa descobre que tem Diabetes, nunca mais ela deixa de tratar com seu médico. Quando se tem problemas gengivais sérios, o mesmo deve ser feito.

Como surge a doença periodontal?

O que causa a doença são as bactérias presentes na boca (especificamente a placa bacteriana que gruda ao redor do dente).

Quando não escovamos os dentes corretamente (a maioria das pessoas faz isso errado), a placa se acumula em volta dos dentes. Ali ela é endurecida pelos minerais da saliva, se transformado em cálculo. Esta não sai mais com escova. Só com raspagem. Assim começa a doença periodontal.


A raspagem é faz parte de um tratamento conservador, realizada através de ultrassom e instrumentos manuais. 

E a cirurgia Periodontal?

Quando o problema se torna grave demais, não sendo resolvido somente com raspagens, procedimentos cirúrgicos podem ser indicado.

Estes vão de enxertos ósseos ou gengivais para recuperar o dente até extrações de dentes condenados.

Apesar do implante realizar seu papel de substituir o dente com excelência, nunca serão tão bom quanto um dente.

Entretanto, dentes condenados por problemas periodontais devem ser extraídos o quanto antes.

Desta maneira além de eliminarmos um foco de infecção no organismo, preservamos o osso em volta do dente perdido, pois ele é fundamental para a terapia com implantes.