DTM é a abreviatura de  Disfunções Temporo Mandibulares que são distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, e/ou a articulação da mandíbula a ATM.

Características Clínicas
Sinais e Sintomas


  • Dor Orofacial

  • Mudança na mordida de forma súbita

  • Dor na ATM 

  • Dor na musculatura

  • Dor na função, como mastigar, abrir a boca e etc.

  • Ruídos ou estalos na articulação.

  • Dificuldade em abrir ou movimentar a boca.

  • Dor de cabeça, ouvido, dentes sem causa aparente.

Etiologia

A causa da DTM é multifatorial. Existem fatores fisiológicos, sistêmicos, genéticos, traumáticos. Também a  ansiedade, estresse podem causar DTM.

Diagnóstico

O diagnóstico da DTM é fundametal se faz por meio de consulta clínica e exames específicos, para determinar as causas e  fatores predisponentes individuais. Baseado no diagnostico se indica o trataemnto mais apropriado para cada paciente

Tratamento

O controle das causas e fatores predisponentes individuais 'a base do tratamento da DTM.

O tratamento pode incluir: aconselhamento, terapia medicamentosa, fisioterapia, ajustes na mordida e placas oclusais miorrelaxantes ou reposicionadoras.

Placas Oclusais

A Placa Oclusal que  pode ser Estabilizadora e/ou Miorrelaxante e/ou Reposicionadora. É popularmente chamada de Placa de Mordida.

A Placa Oclusal precisa 3 critérios básicos para poder desempenhar corretamente sua função.

  1. Diagnostico para determinar as causas e  fatores predisponentes individuais, e  indicação do tipo de placa a ser usada pelo paciente. 
  2. A correta execução e instalação da Placa, e o ajuste conforme o tipo de placa a ser usada mio relaxante ou reposicionara.
  3. Material da Placa que necessariamente precisa ser acrílica rígida. Placas de Silicone comprovadamente não funcionam. ALem de não ajudar vai ainda atrapalhar.

Benefícios da Placa Miorelaxante ou Reposicionadora

A Placa muda o posicionamento da mandibula em relação a ATM diminuindo a sobrecarga ajudando a recuperar os tecido da articulação temporo mandibular. (ATM)

A placa  funciona como um alerta para que a pessoa aperte menos os dentes provocando um relaxamento muscular. É um efeito transitório mas importante no inicio do tratamento alivia os sintomas e ajuda a pessoa a buscar um relaxamento por meio de outras terapias prescritas.

A Placa não faz com que a pessoa pare de apertar os dentes para sempre Não existe nenhum tipo de tratamento mágico. Mas a placa gerencia o problema evitando efeitos deletérios como dores e desgastes dentais.

Outros  Benefícios Importantes da Placa reposicionadora

A Placa Oclusal exerce também certo efeito em várias funções cerebrais.

Cientistas japoneses em estudo de 2015 comprovaram que a placa ativa funções cerebrais ligadas a coordenação motora, memória e aprendizado. Mlehorando ainda a oxigenação do cérebro.

Outro estudo de 2017 por pesquisadores da USP indicaram que a Placa oclusal melhora vários aspectos psicológicos com ansiedade, alguns sintomas de depresão e de catastrofização que é uma caracteristica que a pessoa fica focada em problemas

Bruxismo do Sono

No caso do Bruxismo do sono mesmo sem sintomas é aconselhavel o uso da placa oclusal porque alem de ser um forte fator para o desencadeamento da DTM também provoca os desgaste, fraturas dor e até perda de dentes.

Dra. Lia Alves Schinetski  -  Placa Oclusal e DTM
Especializada em Odontologia do Sono, Estética e Disfunção da ATM.


Os Disturbios Respiratórios Sono - Ronco e Apneia

Os distúrbios do sono podem ser fator predisponente ou perpetuante para a DTM e o Bruxismo do Sono. Quando identificados são tratados em conjunto com a Disfunção Temporo Mandibular.(DTM) e o Bruxismo Existem aparelhos removiveis especiais de mordida para cada caso,  DTM, Bruxismo do sono e os distúrbios respiratórios do sono.