Bruxismo

O Bruxismo é o ato de apertar, ranger ou bater os dentes e/ou manter tensa a musculatura da mastigação.

Se estamos acordados, temos o bruxismo da vigília, se dormindo, bruxismo do sono.O Bruxismo é um inimigo oculto porque na maioria das vezes não percebemos este habito.

O Bruxismo estraga a saúde de nossos dentes, tanto quanto a carie e a doença gengival, causando dor, fraturas e desgastes. Assim, além de tratar os dentes e a gengiva, precisamos conversar com o dentista sobre  a possibilidade do Bruxismo.

O bruxismo tem tratamento ou controletanto o da vigília quanto o do sono. O bruxismo do sono pode estar ligado a um distúrbio respiratório do sono o Ronco e a Apneia.


Na Clínica Santa Apolonia ajudar  a controlar o Bruxismo.

Bruxismo um dos inimigos de nossos dentes

Bruxismo é o ranger e apertar os dentes e/ou contrair a musculatura mastigatória sem motivo aparente.Causa a destruição constante dos dentes e serviços odontológicos e agrava as doenças periodontais.

O Bruxismo também pode predispor à disfunção nos músculos mastigatórios, dor na articulação da mandíbula, dor facial, de cabeça, e alterações na língua e mucosas.

 


O tipo mais conhecido é o Bruxismo do sono, ocorre durante o sono. Fortes contrações involuntárias da musculatura mastigatória que fazem bater os dentes uns nos outros, causando ruídos, fraturas, e desgastes dentais.

O Bruxismo do sono ocorre em qualquer idade mas também é  comum na infância pelos surtos de desenvolvimento ou por distúrbios respiratórios do sono infantis que precisa ser investigado.

O Bruxismo do Sono pode ser causado por apneia do sono  e requer uma placa de mordida especial para apneia e bruxismo.

Bruxismo da vigília

0 Bruxismo em vigília, BV é  hábito de apertar ou raspar os dentes quando se está acordado.  durante os momento de estresse ansiedade e concentração sem que a pessoa perceba.

O Bruxismo da vigília ocorre em 20% da população,  ligado ao estresse e a ansiedade tem outros fatores predisopnentes comq drogas estimulantes, a cafeina , certos medicamentos e etc.

Tratamento do Bruxismo do Sono e da Vigília

O dentista por meio de um exame clínico e exame apurado das arcadas dentárias,  identifica os fatores que contribuem para o Bruxismo, e elabora um plano de tratamento de acordo com cada paciente.

São diversas opções de tratamento do Bruxismo e os menos invasivos são os mais indicados.O tratamento odontológico, que consiste basicamente na utilização de placas intraorais de uso noturno, orientações clínicas e farmacoterapia, com a utilização de medicamentos antidepressivos, relaxantes musculares, e etc.

As orientações clínicas comportamentais, incluem  técnicas de relaxamento, para o tratamento da ansiedade, do estresse, e do hábito de apertar e ranger os dentes. 

A aplicação de toxina botulínica é invasiva e de efeito temporário mas pode ser usadas em casos graves.

Muitas vezes o Bruxismo da Vigília ocorre junto com o Bruxismo do sono, o dentista habilitado, verifica se existem distúrbios do sono e procede o tratamento destes distúrbios.

Além disso, as terapias alternativas, como acupuntura, homeopatia e fitoterapia e até mesmo a hipnoterapia podem ser úteis.

Na Clínica Santa Apolônia podemos resolver seu caso de Bruxismo.

x

Agende sua consulta

x

É necessário considerar o Bruxismo no planejamento de todo serviço odontológico

Bruxismo possíveis consequenciais e tratamento