Diabetes: o que o cirurgião-dentista pode fazer pelo paciente diabético?

  O que é Diabetes?
 
É um desequilíbrio no mecanismo de produção de energia do nosso corpo (metabolismo). A falta ou ineficácia da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) leva ao acúmulo de glicose no sangue, característica típica da pessoa que tem diabetes. A insulina também atua no metabolismo de lipídeos e proteínas.
 
O que é a glicose?
 
A glicose (forma básica dos açucares) é um dos principais “combustíveis” do nosso organismo. Através da “queima” de glicose, as células produzem a energia necessária para o bom funcionamento de todo o nosso corpo (metabolismo).
 
Qual o papel da insulina nesse processo?
 
A insulina ajuda a glicose “entrar” nas células do nosso corpo. Sem ela a glicose se acumula no sangue, uma vez que não consegue “entrar” nas células para ser metabolizada. Inúmeros: problemas cardíacos, circulatórios, renais, agravamento de periodontites dentre outros. Isso acontece por que a Diabetes meche com o equilíbrio de todo nosso corpo - homeostase.

Porém, mais importante do que se preocupar com os malefícios que podem ser causados pela diabetes é saber que o portador dessa doença precisa controlar a taxa de glicose no sangue, pois ela é a principal responsável por todos os sintomas.

Como saber se tenho Diabetes?

A diabetes é uma doença que pode ser silenciosa. Por conta disso, realizar consultas periódicas com seu médico é fundamental para o diagnostico precoce (principalmente se houver casos de Diabetes em sua família). 

Eis alguns sintomas que podem sugerir a presença da doença:

  • - muita sede;
  • - muita vontade de urinar;
  • - fome excessiva;
  • - perda ou ganho de peso sem motivos aparentes.

Como uma pessoa se torna diabética?

Além da predisposição genética, uma vida desregrada, sem atividades físicas (sedentarismo ) e sem uma correta alimentação (excesso de gorduras e açucares) aumenta as chances de se contrair a doença. Normalmente esse tipo de comportamento leva a obesidade, fator de risco para se adquirir diabetes. Contudo existe um tipo de diabetes que acomete indivíduos mais jovens, sem muita relação com 

atividade física ou alimentação, trata-se de uma predisposição herdada dos pais, aliada a alguns fatores externos (não muito claros). As pessoas com esse tipo de diabetes têm que administrar insulina e ter uma alimentação adequada para controlar a taxa de glicose no sangue.

O que a Odontologia deve fazer pelo paciente diabético?
 
O organismo do paciente diabético tem dificuldades em debelar infecções (principalmente os diabéticos descompensados); por sua vez, infecções no organismo dificultam o controle da diabete.
A doença que caracteriza a infecção gengival é a periodontite. Ela costuma ser silenciosa e progressiva, e sua presença dificulta o controle da diabete. Sem controlar “direito” o diabetes, a periodontite se torna mais severa, gerando um ciclo que deve ser interrompido!
 Manter a boca limpa e livre de infecções é fundamental para o diabético, e esta responsabilidade é dividida entre o paciente e o cirurgião-dentista.
 
Consulte hoje mesmo um cirurgião-dentista e procure saber se você tem dentes e gengivas livres de infecções!
 
Lembre-se sempre: “A saúde começa pela boca”